Instruções para Fechamento de Arquivos

CORES / CMYK

1. O padrão de cores utilizado é o CMYK. Nosso sistema não aceita outro modo de cor.
2. Para produtos que o cliente deseje a cor preta bem viva, deverá aplicar a seguinte fórmula: C=40 M=0 Y=0 K=100.
3. Esta fórmula deverá ser aplicada também em SOMBRAS.
4. Para a cor azul royal, deverá aplicar a seguinte fórmula: C=100 M=80 Y=0 K=0.
5. Para a cor azul marinho, deverá aplicar a seguinte fórmula: C=100 M=90 Y=0 K=20.
6. Para o caso de cliente que desejar preto fosco, indicar C=0 M=0 Y=0 K=100.
7. Alerta para o fato de existir variação de cores no mesmo lote, e até diferença de cores com variação de 10% entre o enviado e a impressão final inclusive tambem pequena variação no encaixe de cores na mesma proporção de 10% .
8. Também pode ter uma diferença percentual na quantidade do produto de 10% para mais ou para menos. Não haverá reposição de trabalhos por este motivo e em caso de falta de produtos que excedam 10% será dado crédito proporcional a quantidade que faltou.
9. Nas aplicações de cores chapadas, a possibilidade de variação de cor, aumenta consideralvemente. Sugerimos a utilização de imagens, retículas e/ou degradês, onde a variação de cor, tende a diminuir.
10. Por questões técnicas de impressão o verso deve seguir a mesma nuance de cores da frente do produto para evitar o decalque,VERSO ESCURO, A FRENTE DEVERÁ SER ESCURA E VICE-VERSA, VERSO CLARO FRENTE CLARA E VICE-VERSA, ainda se o cartão possuir impressão com cores claras e for colorido frente e verso tomar cuidado com objetos ou logos que tenham cores fortes ou compostas de percentual alto das cores CMYK pois, isto pode gerar decalques
11. Para textos evitar usar letras serifadas (finas) e não trabalhar com preto calçado, apenas com preto puro 100% K.

SANGRIA

1. O trabalho deverá ser sangrado em (5 mm) de cada lado dentro da área ou seja, toda informação que não puder ser cortada deverá estar 5mm recuada de cada uma das margens.
2. Já para o material feito no couchê 120 grs (Folder´s, panfletos,etc…) o recuo deverá ser de (8,0mm) no mínimo.
3. Para produtos com moldura reservar no mínimo toda área externa das linha guias.

O que quer dizer 4×0, 4×1 e 4×4 cores? Que diferença isso causa no meu material?

Todo material impresso possui frente e verso. Quando falamos em cores, precisamos especificar se a arte será totalmente colorida ou não.

Por isso, as gráficas adotaram como padrão os formatos 4×0, 4×1 e 4×4, que nada mais são do que especificações de quantas cores teremos no material.

4×0 : colorido só na parte frontal
4×1 : colorido na parte frontal, com 1 cor no verso (tons de cinza)
4×4 : colorido frente e verso.

Como conseguir cores mais fiéis ao que vejo em meu monitor? Existe uma fórmula para evitar a variação de cores?

Papel, quantidade de pigmento, tipo do monitor, além, é claro, das condições climáticas. Tudo isso influencia no resultado final de seu material.

Quando utilizamos um monitor de tubo, percebemos a diferença imediata de cores com um monitor LCD. O mesmo pode ocorrer entre materiais impressos e materiais visualizados no computador.

Mas a porcentagem de variação aceita como padrão é de, no máximo, 10%. Por isso, podemos garantir que a sua arte criada em verde não sairá em vermelho e assim por diante. O que pode variar é 10% o tom do verde.